Tautan – Nome Para Empresa de Engenharia

O desafio

Para além de desenvolver o nome para uma empresa de engenharia, o Matheus me procurou com o desafio de reposicionar sua marca no mercado com o objetivo de se comunicar melhor com o público de alto padrão que ele atende.

E isso foi apenas o começo…

PROCESSO

Identificação de objetivos

Após as reuniões de imersão no modelo de negócio e objetivos que o Matheus desejava para o futuro da marca foi possível definir e aprofundar os objetivos do projeto:

 

1 – Elevar a percepção de qualidade

Apesar de já ter mais de dois anos de mercado, o nome anterior “Eurocom” não se comunicava com o público de alto padrão que a marca queria atingir, era preciso elevar a percepção de qualidade.

 

2 – Facilidade de reprodução

Uma das primeiras coisas que o Matheus me disse nas imersões era que nas operações da empresa a marca lidava com muitas pessoas de diferentes lugares e bagagens, e por isso, era preciso um nome fácil de reproduzir.

 

3 – Viabilidade de registro

Por se tratar de um nome para uma empresa de engenharia com atividades nas áreas de construção e reforma, o nome desenvolvido precisava ser viável nas classes 37 e 42 do INPI.

NARRATIVA

Mais do que construção, relacionamento.

Nome para empresa de engenharia

 

Com as características e os diferenciais definidos, foi possível entender que mais do que construir ambientes, o Matheus desejava criar relações profundas e verdadeiras com cada cliente.

 

Assim nasceu uma narrativa de marca com base na palavra “Elo”, um conceito que permitiria que a marca viesse a se posicionar não apenas como uma construtora como os demais concorrentes, mas sim como uma marca que deseja conectar sonhos à realidade.

NAMING

A solução

Com base nessa narrativa, buscamos no idioma indonésio o termo “Tautan” que é a tradução literal da palavra “elo”.

 

A riqueza de vogais dessa língua agregou ao nome uma estética amigável, ao passo que a sonoridade forte proporcionada pelas duas letras “T”s garantiram que o nome transmitisse toda a autoridade que a marca precisava para essa nova fase da empresa.

 

O resultado final do processo foi um nome exclusivo, que se conecta com o propósito da marca e que vai permitir um crescimento mais seguro, saudável e estratégico.

VISUAL

Identidade Visual por:
Saint Paul