Monaro – Nome Para Escritório de Arquitetura

O desafio

Para além de desenvolver o nome para um escritório de arquitetura, a Ingrid e o Vitor me procuraram com o desafio de refletir a qualidade de seus trabalhos já no início das atividades do escritório.

 

E isso foi apenas o começo…

PROCESSO

Identificação de objetivos

Após as reuniões de imersão no modelo de negócio e objetivos que a Ingrid e o Vitor desejavam para o futuro do escritório foi possível definir e aprofundar os objetivos do projeto:

 

1 – Elevar a percepção de qualidade

Por serem talentosos arquitetos recém formados, eles queriam demonstrar a qualidade de seus trabalhos logo no início das atividades do escritório; era preciso refletir esse alto padrão de entrega.

 

2 – Maleabilidade

Por ser um escritório novo, os sócios ainda tinham muito potencial de crescimento pela frente, inclusive com a possibilidade de migrar para diversas especialidades dentro da arquitetura; era preciso criar um nome versátil.

 

3 – Viabilidade de registro

Por se tratar de um nome para um escritório de arquitetura com atividades exclusivamente nas áreas de arquitetura, o nome desenvolvido precisava ser viável nas classes 42 do INPI.

NARRATIVA

Mais do que projetos, moradas.

Nome para escritório de arquitetura

 

Com as características e os diferenciais definidos, foi possível entender que mais do que projetar ambientes, a Ingrid e o Matheus desejava criar o lugar em que os sonhos de seus clientes iriam habitar.

 

Assim nasceu uma narrativa de marca com base na palavra “Morada”, um conceito que permitiria que a marca viesse a se posicionar não apenas como um escritório de arquitetura como os demais concorrentes, mas sim como uma marca que deseja projetar espaços em que sonhos fazem morada.

NAMING

A solução

Com base nessa narrativa, buscamos no dialeto esperanto o termo “Domanaro” que é a tradução literal da palavra “morada”, dando origem assim ao nome “Monaro”.

 

A presença da repetição sonora causada pelos dois “o”s garantiu não apenas uma facilidade de leitura como também a elevação da percepção de qualidade pretendida.

 

O resultado final do processo foi um nome exclusivo, que se conecta com o propósito da marca e que vai permitir um crescimento mais seguro, saudável e estratégico para o escritório.

VISUAL

Identidade Visual por:
Caio Costa