Gambe – Nome para Aplicativo
Para além de desenvolver o nome para um aplicativo, o Vitor e seus 4 sócios me procuraram com o desafio de encontrar um nome viável para registro em duas das classes mais complexas do INPI.
E isso foi apenas o começo…
Identificação de objetivos
Após as reuniões de imersão no modelo de negócio e objetivos que o Vitor e seus sócios desejavam para o futuro do aplicativo foi possível definir e aprofundar os objetivos que precisavam ser atingidos:
1 – Mais do que um aplicativo, um lifestyle
A ideia central da marca era criar a sensação de um time, de um clube, que pudesse representar não apenas o grupo de sócios mas todos aqueles que desejam desfrutar de um estilo de vida similar ao dos fundadores da marca.
2 – Nada de “bet”
Mesmo se tratando de um aplicativo voltado para o mercado de apostas, os sócios queria se distanciar a grande maioria das marcas do mercado que utilizam “bet” como principal elemento de base para seus nomes, era preciso diferenciar.
3 – Viabilidade de registro
O nome anterior pensado para a marca infelizmente não esteva viável para registro, o que custou muito tempo e atrasou o lançamento do aplicativo no mercado.
Por conta desse problema e por se tratar de um aplicativo com atividades na área de tecnologia, o nome desenvolvido precisava ser viável nas classes 09 e 42 do INPI.
Mais do que estatísticas,antecipação.
Com as características e os diferenciais definidos, foi possível entender que mais do que fornecer estatísticas, a marca desejava oferecer análises assertivas para prever movimentos por meio da inteligência artificial.
Assim nasceu uma narrativa de marca com base na palavra “Movimento”.
A solução
Com base nessa narrativa, buscamos no inglês o termo “Gambit” que dá nome a uma série de movimentos no xadrez que consistem em organizar as peças de modo a prever os movimentos do adversário para adquirir certas vantagens no tabuleiro.
Através desse conceito, demos origem a “Gambe”, um nome que através de seu conceito se conecta com a funcionalidade do aplicativo e através de sua sonoridade referencia a ideia de grupo ao se assemelhar com a palavra “Gang” (grupo em inglês).
O resultado final do processo foi um nome exclusivo, que se conecta com o propósito da marca e que solucionou o problema de inviabilidade de registro do nome anterior.
Identidade Visual por: Caio Costa
“Através da estratégia por trás do novo nome do aplicativo, os sócios da marca conseguiram garantir um nome seguro e único, mesmo em um mercado tão competitivo quanto o de aplicativos.
Se você deseja o mesmo para seu aplicativo, basta clicar no botão abaixo.”
Solicite um orçamento