O que é naming? Guia Completo

Talvez você não saiba o que é naming, mas é possível que já tenha praticado esse processo algumas vezes em sua vida.

Isso porque, ao longo da história, a humanidade vem nomeando filhos, animais de estimação, cidades, objetos e tudo mais o que conhecemos.

E “naming” é o nome que damos a esse processo no mundo corporativo e sua tradução significa nomear, dar um nome.

Segundo Delano Rodrigues (especialista em nomear) em seu livro O Nome da Marca:

Naming é o processo interdisciplinar de desenvolvimento e escolha de nomes para marcas e requer habilidades em diversas áreas como linguística, marketing, design e legislação.

Para mim, que faço nomes para marcas há 7 (sete) anos, o naming é o que faz com que uma marca seja realmente única como ela diz ser, e isso gera não apenas melhores resultados pois ela vai conseguir se destacar em seu mercado, como também evita grandes prejuízos financeiros por conta de questões judiciais.

Tudo isso a partir da criação de um nome e de toda a estratégia por trás dele, pois é a partir dele que o sucesso ou o fracasso de um negócio se inicia.

E é por conta de toda essa importância que o objetivo da minha metodologia, acima de tudo, é extrair e definir com clareza aquilo que torna uma marca diferente das demais opções do mercado.

Pois só assim é possível construir nomes memoráveis, seguros e à altura de todo o potencial que você sabe que sua marca possui!

Aqui eu vou compartilhar com você sobre o universo complexo e fascinante do naming.

 

Qual a importância do Naming?

O que é naming

Naming é o processo profissional e especializado de criação de nome para marcas, produtos ou serviços.

Esse trabalho é o responsável por garantir que a marca atraia o público correto, se destaque em meio à concorrência e evite prejuízos por questões judiciais.

Por isso o processo de naming é tão importante.

Porque podemos conhecer todos símbolos de uma marca, mas sempre que falamos sobre ela usamos o seu nome.

E mesmo que uma empresa tenha um excelente produto ou serviço, ele pode nunca decolar por causa de um nome que não transmite da forma correta quem sua marca é.

Portanto, é através do naming que sua marca pode começar, de forma estratégica desde o nome, a otimizar o seu investimento em comunicação com o seu público.

Além, é claro, de elevar a segurança de todos os seus investimentos futuros na marca comunicando de maneira assertiva a sua singularidade e posicionamento.

 

Como é o Processo de Naming?

Cada profissional ou agência de naming tem o seu próprio processo de criação.

Mas geralmente esse processo vai envolver:

  • Conversas de alinhamento com o cliente;
  • Brainstorming (geração de ideias);
  • Viabilidade do registro da marca, entre outros elementos.

Agora, vem conhecer como funciona o meu trabalho de criação que envolve, acima de tudo, um processo que vai extrair o que sua empresa tem de melhor, a fim de traduzir em um nome todo o seu potencial de comunicação.

Imersão – 1ª parte

Nada por aqui é criado sem antes entender os seus diferenciais.

É por isso que nessa primeira etapa eu faço uma imersão para entender como iremos destacar o seu negócio com base neles.

Imersão 2ª parte

Marca é percepção, e é impossível ter um nome que traga resultado sem entender quais atributos sua marca tem que transmitir.

E são exatamente eles que iremos definir nessa segunda fase de imersão no seu negócio.

Refinamento

Definida a estratégia nos passos anteriores, agora a hora é de refinar.

Aqui, as opções geradas durante o processo são filtradas e ajustadas para que somente as que se alinham com seus objetivos sigam para a fase final.

Validação

Por último, todas as opções passam por um rigoroso processo de segurança, o qual inclui:

Rastreio de pesquisa do usuário no Google, instagram, etc.

Auditoria externa em viabilidade de registro com uma empresa com mais de 30 anos de experiência: a LONDON Marcas e Patentes.

A LONDON realiza uma pesquisa de viabilidade muito criteriosa para cada nome escolhido para meus clientes. 

Somente após todos esses passos concluídos, chega o grande dia em que irei apresentar as 3 melhores opções de onde sairá o nome pelo qual o sucesso da empresa será reconhecido.

E é exatamente todo esse cuidado com o bem mais valioso do seu negócio que garante uma base sólida que apoie o sucesso futuro da empresa.

 

Como avaliar se um nome é bom?

Existem diversos elementos que contribuem para a criação de um bom nome de marca.

Embora não exista um guia definitivo, um nome de marca deve, no mínimo:

  • Estar alinhado com o posicionamento da marca;
  • Incorporar a personalidade da marca;
  • Integrar um ou mais benefícios da marca;
  • Evitar conceitos negativos ou estigmatizados;
  • Ser uma marca disponível;
  • Ter um URL disponível.

Além desses critérios fundamentais, características compartilhadas por todos os nomes de marcas de sucesso incluem:

Distinção: Um bom nome deve ser completamente único no cenário competitivo em que atua.

Profundidade: Uma marca eficaz opera em vários níveis, mas o nome deve ter um significado relacionado à história ou posicionamento da marca.

Flexibilidade para expansão: O nome deve permitir futuras expansões do negócio. Por exemplo, se começou vendendo piscinas, mas planeja expandir para móveis, um nome como “Só Piscinas” ´é limitante e problemático.

Prioridade no registro de marca: Escolher um bom nome é muito bom, mas ele pode nunca ser seu se você não realizar o registro da marca no INPI.

Sonoridade agradável: Um bom nome precisa ter uma ressonância agradável ao ser pronunciado.

A verdade é que não existe um nome perfeito, e cada nome tem sutilezas que podem no início soar estranho, mas o contexto pode alterar essa perspectiva.

Não busque um nome que possua todos os atributos desejados ao mesmo tempo.

O nome da sua marca precisa ser estratégico e precisa de tempo para nascer e se tornar familiar.

 

Quais os mitos mais comuns do naming?

o que é naming

Foto: Divulgação Instagram.

E por mais atrativa que possa ser uma ideia de nome ela precisa ser validada por vários critérios, como: singularidade e segurança.

Além disso, é importante saber como fugir de alguns mitos sobre o processo da criação de um nome, por exemplo:

  • Nome tem que ser curto!

Não, o seu nome não precisa ser curto, ele precisa ser único.

Aliás, a busca por nomes curtos enfrenta grandes desafios, pois muitos já estão em uso ou registrados em diversas classes no INPI.

Por exemplo, imagine querer o nome “BLUE” e descobrir que variações como BLU, BLEU ou BLOW  podem te impedir de usar o nome BLUE por causa da fonética semelhante!?

Sim, isso é muito comum.

O nome curto tem uma chance muito maior de entrar em conflito legal com marcas já registradas.

Portanto, o verdadeiro poder de um nome não reside no tamanho, mas na capacidade de refletir os valores, propósito e identidade única da marca.

  • Nome descritivos são bons por que lembram diretamente o que eu vendo!

Você pode pensar que um nome descritivo vai posicionar seu negócio de forma fácil na mente do seu público porque ele descreve bem qual o seu produto ou serviço.

No entanto, ele pode restringir o crescimento da sua marca, tornando mais difícil ampliar ou mudar o tipo de produto ou serviço que você oferece no futuro.

  • Eu tenho que gostar do nome à primeira vista!

Para que sua marca tenha o impacto desejado, antes de tudo, você precisa pensar em um nome estratégico.

Nesse sentido, recomendo aos meus clientes a passarem um tempo com os nomes que eu entrego e só depois confirmar a escolha.

Isso dá tempo para que eles analisem o nome sem o viés emocional e intuitivo da primeira vista e passem a pensar melhor na singularidade e estratégia desenvolvida para o nome.

Uma escolha imediata não levaria em conta o público, conceito, objetivos, diferenciais, valores e posicionamento.

Em outras palavras, toda escolha de um negócio precisa ser estratégica.

 

Existe um especialista em Naming?

E se você leu até aqui percebeu que criar um nome para uma empresa é uma tarefa mais complexa do que você imaginava.

Ela envolve questões jurídicas, linguísticas, estratégicas e influencia diretamente no sucesso e na segurança do seu negócio.

É por isso, que para lidar com todas essas questões de forma assertiva surgiu o especialista em naming.

E é a esse trabalho que venho me especializando durante os últimos 3 (três) anos.

Então, se você deseja um acompanhamento profissional para que o seu nome, além de representar o seu negócio possa se tornar uma peça fundamental na narrativa e reconhecimento da sua marca, clica aqui e vamos juntos conversar sobre como tornar isso realidade. 

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