Nome para loja de roupas: O Guia Completo para o Nome Perfeito
Você já percebeu que escolher o nome da sua loja pode ser uma das partes mais desafiadoras ao começar um negócio?
No universo da moda, onde a metade do valor de uma marca é atribuída ao seu nome, a importância de escolher o nome da sua loja não pode ser subestimada.
Isso acontece porque podemos conhecer todos os símbolos da sua marca, mas sempre que falamos sobre ela, usamos o seu nome primeiro.
E aqui vai um dado interessante: segundo estudos de branding, as pessoas levam apenas 7(sete) segundos para formar uma impressão sobre sua marca.
E você já sabe que sua loja compete com todas as marcas que estão a um clique do seu público.
Ou seja, Shein, C&A, Renner, Riachuelo, etc.
E se você já tentou criar nomes e pensou que nada parecia bom o suficiente ou ficou confuso com tantas possibilidades, então, vem comigo que eu vou te guiar passo a passo, pela criação de um nome perfeito para sua loja.
Por que os nomes são importantes?
Eu acredito que os nomes são importantes por pelo menos três razões:
1. Palavras podem ser poderosas – você já ouviu isso!
Experimentamos esse fato em nossa vida cotidiana – em grandes discursos e nas letras de nossas músicas favoritas.
Isso também foi demonstrado em estudos como Loftus & Palmer (1974) , nos quais os pesquisadores mostraram que poderiam mudar as percepções e memórias das pessoas sobre os eventos simplesmente mudando os verbos usados para descrevê-los.
Incrível, não?
2. Os custos de errar são altos (ou seja, nomear é complexo)
Mesmo que você não concorde que é muito importante acertar o nome para sua loja de roupas, provavelmente vai concordar que errar pode custar muito caro.
Um erro assim pode custar dinheiro e problemas legais.
3. Um bom nome é um ótimo investimento
Se você já concorda com a ideia de que uma marca forte é importante, não é um grande salto ver que o nome tem um papel importante a desempenhar.
O nome dura mais do que qualquer outro ativo da marca – logotipos, slogans, sites e campanhas publicitárias.
Veja 2 (dois) exemplos de marcas de roupas famosas que começaram impactando o mercado desde o nome:
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DIESEL
A marca DIESEL foi criada em 1978 na cidade de Milão pelos italianos Renzo Rosso e Adriano Goldschmeid.
O nome foi escolhido porque a palavra significava exatamente a mesma coisa em qualquer lugar do mundo e podia ser pronunciada da mesma forma em diversos idiomas.
Além disso, o diesel era um combustível alternativo nesta época, o que exatamente a marca italiana queria ser no mundo da moda.
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UNIQLO
Uniqlo é uma marca japonesa de roupas casuais, fundada em 1949 como Ogori Shōji.
Em 1984, ao abrir sua primeira loja em Hiroshima, adotou o nome Uniqlo, uma abreviação de “Unique Clothing”.
A mudança reflete a proposta da marca: roupas básicas, acessíveis, de alta qualidade e design funcional.
Curiosidade: O nome seria “Uniclo”, mas um erro de digitação trocou o “C” por “Q” e os fundadores gostaram e decidiram manter, achando mais moderno.
O nome Uniqlo é sucesso global com uma sonoridade simples que transmite singularidade e estilo minimalista, bem alinhado à filosofia japonesa.
Hoje, a Uniqlo é uma das maiores varejistas de moda do mundo, famosa por linhas funcionais como HeatTech e Airism.
Qual nome posso dar a minha loja?
Criar um nome é mais do que juntar palavras; é traduzir a essência da sua marca em algo que as pessoas vão lembrar, amar e confiar.
E na competição por chamar atenção do seu público você não pode deixar pontas soltas com um nome sem estratégia.
E se um dia você tiver que mudar elementos visuais, produtos ou serviços… esse nome precisa ter potencial suficiente para ser à prova de mudanças.
Um nome forte e memorável pode diferenciar uma marca, gerar reconhecimento e criar uma conexão emocional com os clientes.
Para isso, desde o começo você precisa cuidar da pedra fundamental da sua construção de marca: o nome dela.
Por isso, quando você for escolher o nome da sua marca, lembre que ela não pode se basear na primeira reação de “gostei ou não gostei”, certo?!
A sua decisão deve envolver estratégia, posicionamento e desenvolvimento da marca.
São esses itens que usamos aqui para construir um nome de marca fora do comum com personalidade definida para acertar na abordagem perfeita do seu público.
Como criar um nome para loja de roupas que seja criativo?
Por mais criativo que possa ser o nome que você escolheu para sua loja, pela minha experiência é muito provável que esse nome já esteja em uso e até mesmo registrado no INPI por outra pessoa.
A cada dia que passa, encontrar um nome que seja verdadeiramente único dentro do seu mercado está cada vez mais difícil e tem se tornado comum a situação abaixo:
- O nome já foi registrado por outra pessoa e ela vai notificar quem fizer o uso do nome para deixar de usá-lo imediatamente;
- Com isso se perde todo o investimento feito na marca, como: identidade visual, embalagens, etiquetas, etc., e ainda terá que alterar o nome o mais rápido possível.
E esse retrabalho tem se tornado cada dia mais comum para empresas que possuem nomes iguais ou semelhantes a outras empresas que já existem no mercado.
E você pode imaginar como isso é complexo e desgastante para qualquer dono de negócio.
Assim, para ter um nome exclusivo e que não possa ser retirado de você por outra pessoa a melhor opção é buscar um especialista em naming.
O especialista em naming é o profissional responsável por desenvolver a estratégia por trás do nome de uma marca, seja ela a de um produto, serviço ou até mesmo de uma pessoa.
Através de habilidades nas áreas de branding, linguística, marketing, design, propriedade intelectual e pesquisa de usuário.
Assim, o meu trabalho é considerar todos os aspectos de uma marca para garantir que seu nome tenha potencial de mercado e seja seguro para sustentar o crescimento da empresa.
Como criar um nome de sucesso para sua loja de roupas?
Observe as marcas de moda bem-sucedidas, como elas se diferenciam da concorrência e constroem uma base de clientes fiéis.
Por exemplo, se sua marca é conhecida pela elegância e sofisticação, o nome da sua marca deve transmitir exatamente esses atributos.
Nesse sentido, eu acredito que a entrega dos nomes que fazemos aqui tem 10 (dez) características que fazem com que nossos clientes saiam satisfeitos com o nosso processo de nomeação para criação de marcas ou produtos:
Se você deseja fazer com que essa história seja inesquecível clica aqui e vamos construir essa história juntos.
Aqui já nomeamos dezenas de marcas e eu terei muito prazer em falar sobre como podemos criar um nome para sua loja de roupas.