Como criar um nome curto para sua empresa?

É possível que você tenha lido aqui na internet que criar um nome curto para sua empresa é a melhor opção para que seu negócio seja lembrado.

E como especialista em naming eu posso te dizer que um nome curto é o desejo da maioria dos meus clientes.

E muitos se apegam à ideia de que um nome curto vai garantir o sucesso do seu negócio.

Mas a verdade é que a profundidade de um nome vai além do número de letras que o compõem.

Afinal, o que torna um nome memorável não é seu tamanho, mas a estratégia cuidadosamente planejada que o sustenta, do contrário, o público não vai entender a sua proposta.

E é sobre como eu crio nomes curtos (e maiores também) e estratégicos que vou falar com você nesse artigo.

Vem comigo!

Quais as vantagens de um Nome Curto?

Ele pode ser fácil de lembrar, fácil de pronunciar e ocupar menos espaço em materiais de marketing.

Marcas como Nike, Apple e Google são exemplos de nomes curtos que se tornaram ícones em seus respectivos setores.

No entanto, é importante lembrar que o sucesso dessas marcas não se deve apenas ao seu nome, mas sim a estratégia abrangente por trás delas.

E quais os desafios dos Nomes Curtos?

Por outro lado, nomes curtos também podem apresentar “grandes” desafios.

Eles podem ser mais difíceis de registrar legalmente.

Pois, a maioria das combinações curtas já está em uso ou registrada em diversas classes de marcas.

Por exemplo, tentar registrar um nome como “Blue” pode ser uma tarefa árdua, dada a sua popularidade e as possíveis variações já existentes, por exemplo: Blow, Blurr, etc.

Qual o impacto de um nome curto para sua empresa?

Na minha experiência eu descobri que o público não vai descartar um produto ou serviço com base no tamanho do nome.

Mas irá descartar marcas que não foram construídas estrategicamente para gerar conexão.

Isso acontece porque o verdadeiro poder de um nome não está no seu tamanho, mas em como ele consegue representar os atributos e a identidade única da sua marca.

Vamos testar isso?

Quais marcas vem à sua mente em apenas 15 segundos?

Aposto que você se lembrou de nomes de diferentes tamanhos, não é mesmo?!

Aliás, existe uma pesquisa anual realizada pelo Datafolha (Top of Mind) sobre quem são as marcas mais lembradas pelos brasileiros em diversas categorias de produtos e serviços.

Essa pesquisa demonstra que pessoas se conectam com marcas e geram memórias sobre elas independente do tamanho dos seus nomes.

Veja só alguns exemplos das marcas mais lembradas pelos brasileiros:

Omo, Nike, Coca-Cola, Downy, Havaianas, Risqué, Petrobras, Natura, Piracanjuba, Adidas, Tramontina, Carrefour, Mercado Pago, Nubank, Banco do Brasil, Sadia, Ypê, Guaraná Antártica, Cachaça 51, Smirnoff, Samsung, Vivo, Shopee, Johnson & Johnson, Volkswagen, Assaí, Cacau Show

Nome curto tem mais apelo?

A conclusão que chegamos é que nomes mais longos não prejudicam a personalidade de uma marca.

Como especialista, eu sempre vou sugerir aos meus clientes o nome que melhor se encaixar na sua estratégia de negócio, aquele que revela melhor os atributos já alinhados em nossas reuniões.

E como é o meu processo de criação de nomes curtos (ou não), estratégicos e seguros?

Vem comigo conhecer esse passo a passo!

O que é mais importante: um nome curto ou um nome estratégico?

nome curto para empresa

Como especialista em especialista em naming, eu sou responsável por desenvolver a estratégia por trás do nome de uma marca, seja ela a de um produto, serviço ou até mesmo de uma pessoa.

Através de habilidades nas áreas de branding, linguística, marketing, design, propriedade intelectual e pesquisa de usuário, o meu papel como criador de nomes é considerar todos os aspectos de uma marca para garantir que seu nome tenha potencial de mercado e seja seguro para sustentar o crescimento da empresa.

Isso porque, a cada dia que passa, encontrar um nome viável para registro no INPI e que seja verdadeiramente único dentro do seu mercado está cada vez mais difícil.

Em primeiro lugar, o objetivo do meu trabalho é encontrar os diferenciais da sua empresa para que, dessa forma, seja possível criar um nome único em seus nicho, seguro e com excelentes potencial de comunicação e crescimento.

Por conta disso, nos últimos 3 anos desenvolvi uma metodologia própria, com certas modificações e diferenciais em cada uma dessas etapas, as quais você pode conferir abaixo:

Imersão – 1ª parte

Nada por aqui é criado sem antes entender os seus diferenciais.

Por isso, nessa primeira etapa eu faço uma imersão para entender como iremos destacar o seu negócio com base neles.

Imersão – 2ª parte

Marca é percepção, e é impossível ter um nome que traga resultado sem entender quais atributos sua marca tem que transmitir.

E são exatamente eles que iremos definir nessa segunda fase de imersão no seu negócio.

Refinamento

Definida a estratégia nos passos anteriores, agora a hora é de refinar.

Nesse sentido, as opções geradas por aqui durante o processo são filtradas e ajustadas para que. dessa maneira, somente as que se alinham com seus objetivos sigam para a fase final.

Validação

Por último, todas as opções passam por um rigoroso processo de segurança, o qual inclui:

  • Rastreio de segurança online no Google, instagram, etc.
  • Auditoria externa em viabilidade de registro com uma empresa com mais de 30 anos de experiência: a LONDON Marcas e Patentes.

Tudo isso contribui para que os nomes entregues sejam realmente seguros para seu negócio.

Somente após todos esses passos concluídos, chega o grande dia em que irei apresentar as 3 melhores opções de onde sairá o nome pelo qual o sucesso da sua empresa será reconhecido.

A Importância de um especialista na criação de nomes para empresas

O especialista sabe que o verdadeiro poder de um nome reside na estratégia por trás dele.

Ele vai considerar sua sonoridade, sua associação com a marca e sua capacidade de contar uma história.

Ele saberá como criar nomes memoráveis que se destacam da multidão e ressoam com o público-alvo.

Contratar um especialista em naming é um investimento no futuro da sua marca.

Com sua ajuda, você pode transformar seu nome em uma marca que seja lembrada e reconhecida.

E se você deseja fazer esse investimento junto a um especialista no assunto com mais de 6 anos de experiência construindo marcas e ainda com a supervisão de uma empresa com mais de 30 anos de experiência em registro de marcas garantindo toda a segurança do processo, basta clicar aqui.

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