Como criar um nome curto para sua empresa?
É possível que você tenha lido aqui na internet que criar um nome curto para sua empresa é a melhor opção para que seu negócio seja lembrado.
E como especialista em naming eu posso te dizer que um nome curto é o desejo da maioria dos meus clientes.
E muitos se apegam à ideia de que um nome curto vai garantir o sucesso do seu negócio.
Mas a verdade é que a profundidade de um nome vai além do número de letras que o compõem.
Afinal, o que torna um nome memorável não é seu tamanho, mas a estratégia cuidadosamente planejada que o sustenta, do contrário, o público não vai entender a sua proposta.
E é sobre como eu crio nomes curtos (e maiores também) e estratégicos que vou falar com você nesse artigo.
Vem comigo!
Quais as vantagens de um Nome Curto?
Ele pode ser fácil de lembrar, fácil de pronunciar e ocupar menos espaço em materiais de marketing.
Marcas como Nike, Apple e Google são exemplos de nomes curtos que se tornaram ícones em seus respectivos setores.
No entanto, é importante lembrar que o sucesso dessas marcas não se deve apenas ao seu nome, mas sim a estratégia abrangente por trás delas.
E quais os desafios dos Nomes Curtos?
Por outro lado, nomes curtos também podem apresentar “grandes” desafios.
Eles podem ser mais difíceis de registrar legalmente.
Pois, a maioria das combinações curtas já está em uso ou registrada em diversas classes de marcas.
Por exemplo, tentar registrar um nome como “Blue” pode ser uma tarefa árdua, dada a sua popularidade e as possíveis variações já existentes, por exemplo: Blow, Blurr, etc.
Qual o impacto de um nome curto para sua empresa?
Na minha experiência eu descobri que o público não vai descartar um produto ou serviço com base no tamanho do nome.
Mas irá descartar marcas que não foram construídas estrategicamente para gerar conexão.
Isso acontece porque o verdadeiro poder de um nome não está no seu tamanho, mas em como ele consegue representar os atributos e a identidade única da sua marca.
Vamos testar isso?
Quais marcas vem à sua mente em apenas 15 segundos?
Aposto que você se lembrou de nomes de diferentes tamanhos, não é mesmo?!
Aliás, existe uma pesquisa anual realizada pelo Datafolha (Top of Mind) sobre quem são as marcas mais lembradas pelos brasileiros em diversas categorias de produtos e serviços.
Essa pesquisa demonstra que pessoas se conectam com marcas e geram memórias sobre elas independente do tamanho dos seus nomes.
Veja só alguns exemplos das marcas mais lembradas pelos brasileiros:
Omo, Nike, Coca-Cola, Downy, Havaianas, Risqué, Petrobras, Natura, Piracanjuba, Adidas, Tramontina, Carrefour, Mercado Pago, Nubank, Banco do Brasil, Sadia, Ypê, Guaraná Antártica, Cachaça 51, Smirnoff, Samsung, Vivo, Shopee, Johnson & Johnson, Volkswagen, Assaí, Cacau Show
Nome curto tem mais apelo?
A conclusão que chegamos é que nomes mais longos não prejudicam a personalidade de uma marca.
Como especialista, eu sempre vou sugerir aos meus clientes o nome que melhor se encaixar na sua estratégia de negócio, aquele que revela melhor os atributos já alinhados em nossas reuniões.
E como é o meu processo de criação de nomes curtos (ou não), estratégicos e seguros?
Vem comigo conhecer esse passo a passo!
O que é mais importante: um nome curto ou um nome estratégico?
Como especialista em especialista em naming, eu sou responsável por desenvolver a estratégia por trás do nome de uma marca, seja ela a de um produto, serviço ou até mesmo de uma pessoa.
Através de habilidades nas áreas de branding, linguística, marketing, design, propriedade intelectual e pesquisa de usuário, o meu papel como criador de nomes é considerar todos os aspectos de uma marca para garantir que seu nome tenha potencial de mercado e seja seguro para sustentar o crescimento da empresa.
Isso porque, a cada dia que passa, encontrar um nome viável para registro no INPI e que seja verdadeiramente único dentro do seu mercado está cada vez mais difícil.
Em primeiro lugar, o objetivo do meu trabalho é encontrar os diferenciais da sua empresa para que, dessa forma, seja possível criar um nome único em seus nicho, seguro e com excelentes potencial de comunicação e crescimento.
Por conta disso, nos últimos 3 anos desenvolvi uma metodologia própria, com certas modificações e diferenciais em cada uma dessas etapas, as quais você pode conferir abaixo:
Imersão – 1ª parte
Nada por aqui é criado sem antes entender os seus diferenciais.
Por isso, nessa primeira etapa eu faço uma imersão para entender como iremos destacar o seu negócio com base neles.
Imersão – 2ª parte
Marca é percepção, e é impossível ter um nome que traga resultado sem entender quais atributos sua marca tem que transmitir.
E são exatamente eles que iremos definir nessa segunda fase de imersão no seu negócio.
Refinamento
Definida a estratégia nos passos anteriores, agora a hora é de refinar.
Nesse sentido, as opções geradas por aqui durante o processo são filtradas e ajustadas para que. dessa maneira, somente as que se alinham com seus objetivos sigam para a fase final.
Validação
Por último, todas as opções passam por um rigoroso processo de segurança, o qual inclui:
- Rastreio de segurança online no Google, instagram, etc.
- Auditoria externa em viabilidade de registro com uma empresa com mais de 30 anos de experiência: a LONDON Marcas e Patentes.
Tudo isso contribui para que os nomes entregues sejam realmente seguros para seu negócio.
Somente após todos esses passos concluídos, chega o grande dia em que irei apresentar as 3 melhores opções de onde sairá o nome pelo qual o sucesso da sua empresa será reconhecido.
A Importância de um especialista na criação de nomes para empresas
O especialista sabe que o verdadeiro poder de um nome reside na estratégia por trás dele.
Ele vai considerar sua sonoridade, sua associação com a marca e sua capacidade de contar uma história.
Ele saberá como criar nomes memoráveis que se destacam da multidão e ressoam com o público-alvo.
Contratar um especialista em naming é um investimento no futuro da sua marca.
Com sua ajuda, você pode transformar seu nome em uma marca que seja lembrada e reconhecida.
E se você deseja fazer esse investimento junto a um especialista no assunto com mais de 6 anos de experiência construindo marcas e ainda com a supervisão de uma empresa com mais de 30 anos de experiência em registro de marcas garantindo toda a segurança do processo, basta clicar aqui.