Geradores de nomes de empresas: os perigos das 100 ideias
Por que você deveria fugir dos geradores de nomes para empresas para criar o nome da sua marca?
Como alguém que trabalha há seis anos criando nomes para marcas, é importante conhecer as ferramentas disponíveis para realizar esse processo.
Uma dessas ferramentas é o gerador de nomes, que promete facilitar a escolha de dar nome ao seu negócio.
Mas, dar um nome a um negócio é diferente de dar nome a um pet ou a um filho, pois envolve questões legais e investimentos.
Isso porque, no mundo dos negócios, um erro na escolha de um nome pode causar prejuízo e inclusive ser a causa de um negócio falir ou simplesmente não crescer da forma que deveria.
Assim, por conta dessa importância, vamos falar sobre os geradores de nomes e se eles são opções confiáveis para criar nomes de empresas.
O que é exatamente um Gerador de Nomes de Empresas?
Um gerador de nomes de empresas é uma ferramenta online que combina palavras-chave fornecidas pelo usuário com uma variedade de sufixos, prefixos e termos relacionados para gerar uma lista de sugestões de nomes disponíveis.
Como Funciona o Gerador de Nomes de empresas?
O usuário insere algumas palavras-chave relacionadas ao seu negócio, como o setor de atuação, produtos, etc.
Com base nessas palavras o algoritmo do gerador de nomes cria uma lista de combinações possíveis.
Essas sugestões podem variar desde combinações simples de palavras até nomes inventados ou híbridos de termos.
Além disso, algumas plataformas oferecem recursos adicionais, como:
- Análise de disponibilidade de domínio;
- Sugestões de nomes relacionados;
- Verificação de disponibilidade em redes sociais.
Parece muito bom, mas tem alguns problemas na prática.
Quais as desvantagens dos geradores de nomes de empresas?
Os geradores de nomes funcionam com algoritmos, que são como receitas de bolo.
Isto é, eles misturam palavras que você escolhe com outras ideias e sugerem alguns nomes.
Mas, isso seria suficiente para criar um nome de marca com potencial de mercado e que seja seguro para sustentar o crescimento da sua empresa?
Por mais avançada que a IA tenha se tornado, ela não sabe o que faz um nome ter significado e gerar conexão com seu público.
E os problemas podem ir além, como você pode ver aqui abaixo:
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Falta de Exclusividade e Originalidade
É comum que a maioria das empresas tenham ideias semelhantes na hora de criar o nome da própria marca porque irão recorrer a uma lista de palavras-chave comum ao mercado.
Então, sem um processo de nomeação realizado por um profissional especializado, como podemos criar uma marca sem antes conhecer os seus diferenciais ou escolhendo através de listas?
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Risco de Plágio e Conflitos de Marca
Utilizar um nome gerado automaticamente aumenta significativamente o risco de infringir direitos de marcas já registradas no INPI com sonoridade semelhante porque utiliza o recurso de listas de palavras que podem estar em uso por outras empresas.
Ou seja, o nome criado através do gerador de nomes não passa por um rastreio de segurança de uma empresa com experiência em registro de marcas.
Portanto, a sua marca fica vulnerável à possibilidade de utilizar o mesmo nome de outras pessoas que fizeram uma pesquisa semelhante nesse tipo de ferramenta.
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Quantidade é importante?
Nesse sentido, apesar da aparente variedade oferecida pelos geradores de nomes, do tipo: 200 ideias de nomes para lojas, etc., falta uma abordagem integral do seu negócio.
Essa abordagem é necessária para compreender o posicionamento de marca, o qual, por sua vez, está relacionado à imagem que a empresa deseja construir junto ao seu público no longo prazo.
Quem pode te ajudar a encontrar um nome de marca único?
Diante das limitações dos geradores de nomes, a contratação de um especialista em naming é uma escolha segura para o desenvolvimento de um nome de marca.
Mas o que é naming?
Naming significa nomear.
E o especialista em naming é o profissional responsável por desenvolver a estratégia por trás do nome de uma marca, seja ela a de um produto, serviço ou até mesmo de uma pessoa.
Por exemplo, veja algumas vantagens da criação de um nome realizada por um especialista em naming:
- Exclusividade e Originalidade
Um especialista em naming conduzirá pesquisas detalhadas para garantir que o nome criado seja exclusivo e não infrinja os direitos de marcas já registradas.
Naturalmente, isso proporciona segurança jurídica e protege sua marca de possíveis disputas legais no futuro.
- Criatividade e Relevância
Ao mergulhar na essência da sua marca, cada nome é cuidadosamente elaborado para comunicar efetivamente sua mensagem para o seu público-alvo.
- Opções Personalizadas
Ao contrário dos geradores de nomes, que operam com algoritmos automatizados, um especialista em naming oferece uma abordagem personalizada.
Você terá acesso a opções de nomes criteriosamente selecionados e adaptados às necessidades específicas do seu negócio.
- Investimento Seguro
Um nome de marca bem escolhido pode impulsionar o reconhecimento, a reputação e o sucesso do seu negócio por muitos anos.
Conclusão
Criar o nome de uma marca é uma tarefa muito mais complexa para um algoritmo.
Isso porque ele não alcança todo o envolvimento de questões estratégicas, narrativas e jurídicas.
E tudo isso pode definir se o seu negócio terá o sucesso que você realmente deseja e se você terá toda a segurança para se manter no topo.
Porém, um especialista em naming tem o conhecimento necessário para encontrar os diferenciais de cada empresa para que seja possível criar nomes de marca verdadeiramente únicos em seus nichos, seguros e com excelentes potenciais de comunicação e crescimento.
É por isso que só investe em naming quem deseja se preparar para o futuro de forma segura e estratégica.
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