Qual a origem do nome Häagen-Dazs?
Você conhece a origem do nome da Häagen-Dazs?
Esse nome pode até parecer o de uma luxuosa marca dinamarquesa, mas a verdade é que ela nasceu no Bronx (EUA) e essa percepção de marca só se tornou possível pois Reuben Mattus, fundador da Häagen-Dazs, percebeu o poder que o nome certo tem.
Reuben imigrou para os Estados Unidos em 1921 com sua mãe e irmã.
Após se estabelecer na América, Reuben e sua mãe, Lea, com muito trabalho, prosperaram e conseguiram acumular recursos suficientes para empreender por conta própria.
Foi assim que fundaram a “Senator Frozen” que após algum tempo viria a se chamar “Ciro’s”.
Inicialmente, obtiveram sucesso, mas após algum tempo perceberam que estavam perdendo participação de mercado para empresas maiores.
Reuben entendeu que não poderia enfrentar os grandes concorrentes de forma direta.
Então, ele apostou em reposicionar a marca em uma categoria um tanto quanto arriscada para a época (1955), a categoria de sorvetes superpremium.
Mesmo sabendo da qualidade de seus sorvetes, Reuben sabia que para posicionar a marca da maneira correta a mudança precisava começar pelo nome.
Segundo sua filha, Doris, seu pai queria que o nome da nova marca tivesse uma sonoridade dinamarquesa.
Isso porque a Dinamarca era reconhecida pela alta qualidade de seus produtos lácteos (afinal, o leite é a principal matéria-prima do sorvete).
A origem do nome Häagen-Dazs
E foi assim que surgiu a Häagen-Dazs como conhecemos hoje: uma marca com um nome totalmente inventando e sem nenhum significado por trás.
Mas, que através de sua sonoridade encantou os consumidores americanos e posicionou a marca acima dos demais concorrentes no quesito percepção de qualidade.
Através do nome e posicionamento da empresa, Reuben indicou a seus clientes que, embora tendo um nome difícil de dizer e ainda mais difícil de escrever, ele tinha um produto que valia o preço 50% maior que o de seus concorrentes.
A Häagen-Dazs tornou-se global porque o nome foi o rótulo perfeito para associar a marca a uma experiência de alta qualidade.
É por isso que um nome não é apenas uma palavra; é uma ferramenta que, com a estratégia certa, pode agregar valor a qualquer negócio.
Conclusão
Aqui você viu como surgiu o nome da marca Häagen-Dazs.
E se você precisa encontrar inspiração em sua própria história para ter um nome original e impactante eu posso te ajudar a transformá-la em um nome que ressoe com seu público-alvo.
Te convido a conhecer o meu portfólio de nomes criados para marcas únicas: só clicar aqui.
Assim como a Häagen-Dazs, muitas outras marcas globais possuem histórias fascinantes por trás de seus nomes.
Se você ficou curioso sobre a origem do nome de outras marcas icônicas, não deixe de conferir nossos artigos sobre a história por trás de nomes que se tornaram símbolos de sucesso como Avon, Coca-Cola, Santa Lolla, entre outras.