O que é naming? Guia Completo
Talvez você não saiba o que é naming, mas é possível que já tenha praticado esse processo algumas vezes em sua vida.
Isso porque, ao longo da história, a humanidade vem nomeando filhos, animais de estimação, cidades, objetos e tudo mais o que conhecemos.
E “naming” é o nome que damos a esse processo no mundo corporativo e sua tradução significa nomear, dar um nome.
Segundo Delano Rodrigues (especialista em nomear) em seu livro O Nome da Marca:
Naming é o processo interdisciplinar de desenvolvimento e escolha de nomes para marcas e requer habilidades em diversas áreas como linguística, marketing, design e legislação.
Para mim, que faço nomes para marcas há 7 (sete) anos, o naming é o que faz com que uma marca seja realmente única como ela diz ser, e isso gera não apenas melhores resultados pois ela vai conseguir se destacar em seu mercado, como também evita grandes prejuízos financeiros por conta de questões judiciais.
Tudo isso a partir da criação de um nome e de toda a estratégia por trás dele, pois é a partir dele que o sucesso ou o fracasso de um negócio se inicia.
E é por conta de toda essa importância que o objetivo da minha metodologia, acima de tudo, é extrair e definir com clareza aquilo que torna uma marca diferente das demais opções do mercado.
Pois só assim é possível construir nomes memoráveis, seguros e à altura de todo o potencial que você sabe que sua marca possui!
Aqui eu vou compartilhar com você sobre o universo complexo e fascinante do naming.
Qual a importância do Naming?
Naming é o processo profissional e especializado de criação de nome para marcas, produtos ou serviços.
Esse trabalho é o responsável por garantir que a marca atraia o público correto, se destaque em meio à concorrência e evite prejuízos por questões judiciais.
Por isso o processo de naming é tão importante.
Porque podemos conhecer todos símbolos de uma marca, mas sempre que falamos sobre ela usamos o seu nome.
E mesmo que uma empresa tenha um excelente produto ou serviço, ele pode nunca decolar por causa de um nome que não transmite da forma correta quem sua marca é.
Portanto, é através do naming que sua marca pode começar, de forma estratégica desde o nome, a otimizar o seu investimento em comunicação com o seu público.
Além, é claro, de elevar a segurança de todos os seus investimentos futuros na marca comunicando de maneira assertiva a sua singularidade e posicionamento.
Como é o Processo de Naming?
Cada profissional ou agência de naming tem o seu próprio processo de criação.
Mas geralmente esse processo vai envolver:
- Conversas de alinhamento com o cliente;
- Brainstorming (geração de ideias);
- Viabilidade do registro da marca, entre outros elementos.
Agora, vem conhecer como funciona o meu trabalho de criação que envolve, acima de tudo, um processo que vai extrair o que sua empresa tem de melhor, a fim de traduzir em um nome todo o seu potencial de comunicação.
Imersão – 1ª parte
Nada por aqui é criado sem antes entender os seus diferenciais.
É por isso que nessa primeira etapa eu faço uma imersão para entender como iremos destacar o seu negócio com base neles.
Imersão – 2ª parte
Marca é percepção, e é impossível ter um nome que traga resultado sem entender quais atributos sua marca tem que transmitir.
E são exatamente eles que iremos definir nessa segunda fase de imersão no seu negócio.
Refinamento
Definida a estratégia nos passos anteriores, agora a hora é de refinar.
Aqui, as opções geradas durante o processo são filtradas e ajustadas para que somente as que se alinham com seus objetivos sigam para a fase final.
Validação
Por último, todas as opções passam por um rigoroso processo de segurança, o qual inclui:
Rastreio de pesquisa do usuário no Google, instagram, etc.
Auditoria externa em viabilidade de registro com uma empresa com mais de 30 anos de experiência: a LONDON Marcas e Patentes.
A LONDON realiza uma pesquisa de viabilidade muito criteriosa para cada nome escolhido para meus clientes.
Somente após todos esses passos concluídos, chega o grande dia em que irei apresentar as 3 melhores opções de onde sairá o nome pelo qual o sucesso da empresa será reconhecido.
E é exatamente todo esse cuidado com o bem mais valioso do seu negócio que garante uma base sólida que apoie o sucesso futuro da empresa.
Como avaliar se um nome é bom?
Existem diversos elementos que contribuem para a criação de um bom nome de marca.
Embora não exista um guia definitivo, um nome de marca deve, no mínimo:
- Estar alinhado com o posicionamento da marca;
- Incorporar a personalidade da marca;
- Integrar um ou mais benefícios da marca;
- Evitar conceitos negativos ou estigmatizados;
- Ser uma marca disponível;
- Ter um URL disponível.
Além desses critérios fundamentais, características compartilhadas por todos os nomes de marcas de sucesso incluem:
Distinção: Um bom nome deve ser completamente único no cenário competitivo em que atua.
Profundidade: Uma marca eficaz opera em vários níveis, mas o nome deve ter um significado relacionado à história ou posicionamento da marca.
Flexibilidade para expansão: O nome deve permitir futuras expansões do negócio. Por exemplo, se começou vendendo piscinas, mas planeja expandir para móveis, um nome como “Só Piscinas” ´é limitante e problemático.
Prioridade no registro de marca: Escolher um bom nome é muito bom, mas ele pode nunca ser seu se você não realizar o registro da marca no INPI.
Sonoridade agradável: Um bom nome precisa ter uma ressonância agradável ao ser pronunciado.
A verdade é que não existe um nome perfeito, e cada nome tem sutilezas que podem no início soar estranho, mas o contexto pode alterar essa perspectiva.
Não busque um nome que possua todos os atributos desejados ao mesmo tempo.
O nome da sua marca precisa ser estratégico e precisa de tempo para nascer e se tornar familiar.
Quais os mitos mais comuns do naming?
E por mais atrativa que possa ser uma ideia de nome ela precisa ser validada por vários critérios, como: singularidade e segurança.
Além disso, é importante saber como fugir de alguns mitos sobre o processo da criação de um nome, por exemplo:
-
Nome tem que ser curto!
Não, o seu nome não precisa ser curto, ele precisa ser único.
Aliás, a busca por nomes curtos enfrenta grandes desafios, pois muitos já estão em uso ou registrados em diversas classes no INPI.
Por exemplo, imagine querer o nome “BLUE” e descobrir que variações como BLU, BLEU ou BLOW podem te impedir de usar o nome BLUE por causa da fonética semelhante!?
Sim, isso é muito comum.
O nome curto tem uma chance muito maior de entrar em conflito legal com marcas já registradas.
Portanto, o verdadeiro poder de um nome não reside no tamanho, mas na capacidade de refletir os valores, propósito e identidade única da marca.
-
Nome descritivos são bons por que lembram diretamente o que eu vendo!
Você pode pensar que um nome descritivo vai posicionar seu negócio de forma fácil na mente do seu público porque ele descreve bem qual o seu produto ou serviço.
No entanto, ele pode restringir o crescimento da sua marca, tornando mais difícil ampliar ou mudar o tipo de produto ou serviço que você oferece no futuro.
-
Eu tenho que gostar do nome à primeira vista!
Para que sua marca tenha o impacto desejado, antes de tudo, você precisa pensar em um nome estratégico.
Nesse sentido, recomendo aos meus clientes a passarem um tempo com os nomes que eu entrego e só depois confirmar a escolha.
Isso dá tempo para que eles analisem o nome sem o viés emocional e intuitivo da primeira vista e passem a pensar melhor na singularidade e estratégia desenvolvida para o nome.
Uma escolha imediata não levaria em conta o público, conceito, objetivos, diferenciais, valores e posicionamento.
Em outras palavras, toda escolha de um negócio precisa ser estratégica.
Existe um especialista em Naming?
E se você leu até aqui percebeu que criar um nome para uma empresa é uma tarefa mais complexa do que você imaginava.
Ela envolve questões jurídicas, linguísticas, estratégicas e influencia diretamente no sucesso e na segurança do seu negócio.
É por isso, que para lidar com todas essas questões de forma assertiva surgiu o especialista em naming.
E é a esse trabalho que venho me especializando durante os últimos 3 (três) anos.
Então, se você deseja um acompanhamento profissional para que o seu nome, além de representar o seu negócio possa se tornar uma peça fundamental na narrativa e reconhecimento da sua marca, clica aqui e vamos juntos conversar sobre como tornar isso realidade.